segunda-feira, janeiro 24, 2011


O PASSEIO E O ENCONTRO COM O VELHO AMIGO
Aproveitei o domingo quente de Porto Alegre para andar pelo centro. Como o domingo é mais tranquilo, pouco movimento de pessoas e veículos, tem-se mais tempo para observar aquilo que nos rodeia, as calçadas, os prédios a vida, enfim, do porto-alegrense.
As calçadas estão semi destruídas, mal cuidadas; o viaduto da Borges de Medeiros com suas paredes sujas e pichadas e alguns sacos de lixo espalhados na via pública; os prédios – na sua grande maioria – mal conservados, escurecidos pelo tempo.
Distraidamente fui percorrendo a principal Avenida da Capital, e antes de chegar a Rua da Praia, meu filho, que me fazia companhia, pediu que comprasse um sorvete. Enquanto esperava pelo atendimento, eis que alguém bate ao meu ombro. Viro-me, e qual não foi minha surpresa, era o ex-ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique Cardoso, ex-secretário de Estado e deputado, Odacir Klein, uma das mais importantes figuras políticas gaúchas e de maior prestígio dentro do PMDB.
Recentemente lançou um livro chamado “CONVERSANDO COM OS NETOS”, onde admite que foi alcoólatra e diz o quanto isso foi prejudicial para ele e a sua família. Serve de lição para mostrar o quanto o álcool pode ser prejudicial para as pessoas e para as famílias.
Apesar de ter passado por uma fase difícil, já septuagenário, superou todos os obstáculos e está bem. Foi a impressão que tive nos momentos rápidos do encontro em plena Av. Borges de Medeiros. Não raro, o amigo Odacir Kleim é visto na missa das 7,30h na Catedral Metropolitana que, como católico, junta-se a tantos outros na oração matutina de início do dia.
E aqui recordo uma passagem em Brasília, (1980) ele já era deputado federal, ano em que pela primeira vez visitei a capital da República em uma missão de assessoramento a um empresário. O então deputado nos recebeu e, como não poderia deixar de ser, não só nos serviu de cicerone como prestou assistência pessoal, durante um pleito que buscávamos na época. Desde então a figura do homem público Odacir Klain nunca mais foi esquecida. Posso afirmar que entre os verdadeiros amigos que possuo ele é um deles, desde o tempo em que foi prefeito do vizinho Município de Getúlio Vargas. Olha que já faz tempo!

Nenhum comentário: