quinta-feira, janeiro 06, 2011

O DIA INTEIRO NA ESCOLA

Como muitos brasileiros aprovei o projeto do ministro da Educação Fernando Addad que acaba de anunciar como meta de seu ministério a implantação do ensino médio em tempo integral aliado ao ensino técnico no país. A idéia de o aluno cursar o ensino médio em um turno e fazer o técnico em outro é uma proposta que está sendo bem recebida por pais e os próprios alunos, principalmente aqueles que, por uma ou outra razão, ficam em casa ociosos durante uma parte do dia.
O ministro já recebeu sinal verde da presidente Dilma e estará encaminhando a proposta nas próximas horas a equipe econômica do governo. Para alterar o sistema atual serão necessários altos investimentos em infraestrutura, formação de professores, parcerias com governos etc.
Ainda não há definição de custo estimado nem como seria a aplicação da medida, mas já se sabe que além das 354 escolas técnicas federais, poderão participar do projeto mais 500 escolas do Sistema S (Senac, Senai, Sesc etc) e outras 500 do programa Brasil Profissionalizado.
Especialistas e autoridades em educação apontam que a formação de docentes e os investimentos para dotar as escolas com Laboratórios e equipamentos para os novos cursos são os primeiros obstáculos a serem transpostos.
A professora Helena Côrtes, da PUCRS, como muitos, aprova a idéia, mas antevê dificuldades.
Ouvida pela imprensa a professora disse que definir algo por meio de legislação é fácil, mas quem seriam os professores para atender esses alunos e quais as escolas que ofereceriam e onde? – questiona.
Hoje, o ensino técnico, por exemplo ainda é restrito no país. Enquanto 8,3 milhões cursam o ensino médio, apenas 861 mil (10,3%) fazem o profissionalizante.
A proposta é uma boa medida. O jovem adolescente precisa estar ocupado. Milhares deles por não encontrar outra ocupação ficam ociosos em casa ou passam boa parte do tempo na rua, em locais onde, muitas vezes contraem vícios, difícil para os pais monitorarem.
Aplausos, ministro pela idéia.

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