sexta-feira, janeiro 21, 2011

HOMENAGEM AO INVENTOR DO RÁDIO
Muito criativa a mensagem da AGERT nos jornais de hoje: “Obrigado Padre Landell de Moura. Sem Você não existiríamos”. Hoje, faz 150 anos que nasceu o cientista gaúcho inventor do rádio. Roberto Landell de Moura foi o primeiro a realizar uma transmissão de telegrafia e telefonia, via rádio. O inventor do rádio nasceu em Porto Alegre, no dia 21 de janeiro de 1861, filho do capitão Inácio José Ferreira de Moura e de Mariana Landell de Moura. O casal teve 14 filhos e o padre Mandell era o quarto na escala ascendente. Concluiu seus estudos religiosos no Rio de Janeiro onde tornou-se padre, tendo cursado a Faculdade de Ciências Física e Química na Universidade Gregoriana. Era conhecido, também como padre-cientista.
Os pesquisadores da vida do pai do rádio, dizem que ele foi também o primeiro a projetar aparelhos para a transmissão de imagens e textos. O padre Landell de Moura transmitiu a voz humana mediante dois pequenos transmissores. Um, através desses equipamentos de ondas com microfone eletrônico inventado por ele mesmo. A transmissão era feita por uma antena ou de duas esferas centelhadoras, e a detecção, ou recepção, por dispositivos que foram melhorando ao longo do tempo.
O italiano Guglielmo Marconi, considerado o pai das telecomunicações, viria a fazer sua primeira experiência em radiocomunicações em 1895. A única diferença entre o padre Landell de Moura e Marconi foi justamente o apoio recebido pelo seu país para levar a idéia adiante. O governo brasileiro que muitas vezes se orgulha de seus grandes homens, como o fez, também com Santos Dumont, o inventor do mais pesado que o ar, o avião, não deu a mínima atenção a invenção do padre-cientista e jamais garantiu os investimentos necessários, chegando acusá-lo de “louco”. Até mesmo uma parte mais fanática da Igreja passou a atacá-lo: alguns dias após o seu sucesso, o laboratório que usava foi completamente destruído por pessoas que consideravam sua postura como a de um herege ou bruxo.
Para reparar a falta de reconhecimento ao grande inventor do rádio, os Correios lançaram na sede do Instituto Histório e Geográfico do Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira, o Selo Digital dos Correios “2011 – Ano da Inovação Padre Landell de Moura. Pela manhã ás 8,30h o arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grigns, rezou uma missa em Ação de Graças, na Igreja do Rosário.
Ao padre-cientista inventor do rádio, Roberto Landell de Moura, obrigado por ter existido.

Nenhum comentário: