segunda-feira, abril 12, 2010

PARQUE DA REDENÇÃO OU FARROUPILHA

Sábado, depois de alguns anos fui ao Parque Farroupilha. Ao tempo que residi na Rua Felipe Camarão, em Porto Alegre, todo o fim de semana passava muitas horas passeando pelo parque, curtindo a sombra das árvores, tomando chimarrão e deixando o tempo passar.
A não ser a presença de guardas municipais que dão segurança aos freqüentadores e da Brigada Militar, nada, ou quase nada mudou.
Neste fim de semana havia uma exposição do Exército que valia a pena ser visitada. Em várias barracas armadas e dispostas à visitação pública, pôde se ver todos os equipamentos, utensílios, uniformes, enfim, o material usado cotidianamente pelos soldados na caserna ou fora dela.
Na parte externa uma mostra de viaturas, canhões e metralhadoras, tudo isto para promover o dia do Exército Brasileiro que será comemorado neste 19 de abril.
Soldados bem treinados recebem os visitantes e descrevem com desenvoltura o material exposto para melhor conhecimento. Oferecem cafezinho e pipoca.
Como um, entre as centenas de curiosos que visitavam a exposição - para testar se o soldado estava bem treinado - perguntei-lhe porque o dia 19 de abril era festejado o dia do Exército Brasileiro?
E a resposta veio com riqueza de detalhes que nem eu sabia.
- O nascimento da Força Terrestre Brasileira aconteceu no dia 19 de abril 1648, após vitoriosa batalha contra os holandeses que invadiam nossas terras, nos Montes de Guararapes, em Pernanbuco. Lideraram a batalha Barreto de Menezes, Fernandes Vieira, Vidal de Negreiros, Felipe Camarão e Henrique Dias. Foi dessa forma, que os líderes da batalha de Guararapes tornaram-se patriarcas dessa Força de Defesa de nosso País. Foi a explicação que recebi.
Cumprimentei o soldado e segui admirando a belíssima exposição.
No mesmo Parque da Redenção, há anos, existe um mini zoológico onde são mantidos em cativeiro tucanos, gaviões, tartarugas, pavão e macacos, entre outros. Todos bem cuidados e protegidos.
O relógio passava alguns minutos do meio dia, e no instante em que adentrava pelo portão, o guarda do local me advertia que não poderia seguir adiante, pois as visitas estavam encerradas e só voltariam a ser permitidas a partir da uma e meia da tarde.
Naquele momento não me surpreendi, mas passados alguns segundos a ficha caiu, quis protestar e não o fiz para evitar bater boca com quem apenas estava cumprindo ordens. Que decepção!!!
É um absurdo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente fechar o mini zoológico ao meio dia, deixando dezenas de turistas e visitantes tolhidos de conhecê-lo naquele horário, porque é meio dia. Acho que a determinação não pega bem. Eu e outros acompanhantes ficamos frustrados.



Nenhum comentário: