sexta-feira, abril 02, 2010

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Assisti no Jornal Nacional, nesta Sexta-feira Santa, uma das imagens mais chocantes da aviação brasileira. Um avião da Esquadrilha da Fumaça quando fazia exibições em Lages, Santa Catarina, não se sabe ainda as causas, despencou dos céus e explodiu ao bater ao solo. O piloto, capitão Anderson Fernandes morreu na hora. Ele estava no último ano de apresentação na esquadrilha. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça era em comemoração ao 50°. do Aeroclube local. A aeronave caiu a 100 metros da pista do aeroporto, em campo aberto.
O acidente ocorreu ao fim da tarde quando eram cerca de 17h.
A Força Aérea Brasileira está de luto.
A história da Esquadrilha dista de 1952. Ela já havia feito mais de 3.400 apresentações. A primeira foi a 14 de março. A criação do grupo originou-se pela iniciativa de instrutores de vôo da antiga Escola de Aeronáutica, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Eram usados os aviões T-6 fabricados sob licença no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1969 a esquadrilha recebeu os jatos de fabricação francesa (T-24), mas que por motivo de sua baixa autonomia não satisfizeram os requisitos. Atualmente são utilizados os aviões Tucano, fabricados pela Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica).
Ser piloto da Esquadrilha da Fumaça é sonho de muitos pilotos, porém são poucos os escolhidos. Ingressar nesse grupo seleto é o que almejam muitos que decidiram seguir a carreira militar. Mas alcançar o objetivo não é tarefa fácil. Todo o ano, pelo menos 30 militares colocam seus nomes na lista para disputar apenas duas ou três vagas. O pré-requisito é rígido.
O piloto da Esquadrilha da Fumaça tem o mesmo salário que um militar da Aeronáutica e pode ficar quatro anos no grupo.
A esquadrilha já esteve em Erechim em mais de uma vez, liderada pelo amigo dos pilotos erechinenses já aposentados Élcio Delfino e Altair Menegati do nosso Aeroclube, Antônio Artur Braga, ou simplesmente Coronel Braga.
Élcio conta que mais de um churrasco foi oferecido ao comandante Braga no angar do aeroclube de Erechim.

Nenhum comentário: