quarta-feira, dezembro 22, 2010

FORÇA JOSÉ ALENCAR
Talvez seja esta a mais crítica e grave situação em que se encontra o estado de saúde do vice-presidente José Alencar, operado na noite desta quarta-feira, no Hospital Círio Libanês, em São Paulo.
José Alencar luta contra um câncer há cerca de 13 anos. O cirurgião Raul Cutait, especializado em gastroenterologia afirmou que esse é o momento mais crítico da luta dele contra a doença.
A equipe médica luta contra uma hemorragia que eventualmente poderá ou não parar, por isto as próximas horas são vitais para a sobrevivência do vice-presidente. Não quer dizer que a situação esteja fora do controle, mas é o momento mais difícil que o paciente está enfrentando.
Nota distribuída à noite pelo hospital detalhou o quadro clínico. "O vice-presidente da República, José Alencar, foi submetido a uma cirurgia de urgência para tratar uma hemorragia digestiva grave atribuída a tumor sangrante no intestino delgado. Através de uma laparotomia exploradora, tentou-se chegar ao local do sangramento. Contudo, devido a intensas aderências entre as alças intestinais e a parede abdominal não foi possível abordar o tumor, conforme proposto. O paciente encontra-se em estado crítico, porém estável, e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI)." A cirurgia durou três horas e o tumor não foi retirado.
Hoje, passou pela 17.ª cirurgia. Seu quadro de saúde tem se agravado nos últimos meses. Ele ficou internado por 24 dias, entre outubro e novembro.
Mais tarde o médico responsável pela equipe que trata de José Alencar disse que este "É o momento mais difícil pelo qual ele está passando, porque a doença começa a ficar mais agressiva e as possibilidades de tratamento mais cerceadas. Embora todos continuem lutando com extremo envolvimento, a gente percebe que a situação não está mais tão tranquila", disse o médico.
Cutait afirmou que o melhor neste momento é esperar o sangramento parar. Ele está internado na UTI.
"Ele foi operado há um mês e quando isso acontece as aderências dentro da cavidade abdominal são muito intensas. Elas impediram que a gente entrasse e chegasse ao tumor, que é o que nos parece que causa esse sangramento", explicou o médico.
Cutait afirmou, que por conta do fracasso de hoje e da outra operação, Alencar não deve passar por uma nova cirurgia nos próximos meses.
Os médicos estão em uma encruzilhada. Ou aguardam que cessasse o sangramento ou então tentam heroicamente realizar uma nova cirurgia.

Nenhum comentário: