quinta-feira, dezembro 02, 2010

OS 50 ANOS DA DIFUSÃO
Dia 18 de dezembro a Rádio Difusão de Erechim estará festejando 50 anos de fundação, meio século de realizações e sucesso. Exatamente três anos depois de sua inauguração entrava para reforçar a nova equipe da Difusão que havia contratado Idylio Badalotti, este modesto escriba. Para não ter dúvidas fui examinar minha Carteira Profissional e lá está na página 10, o registro do meu segundo contrato de trabalho, desde que iniciará a trabalhar, aos 16 anos de idade.
Está escrito: Empregador – Rádio Difusão Sul Rio-Grandense Ltda., Av. Mauricio Cardoso, nº. 88 - Município de Erechim, Estado do Rio Grande do Sul. Espécie de estabelecimento – Radiodifusão. Cargo: locutor e agenciador de propaganda. Data da admissão: 15 de dezembro de 1963. Ficha nº. 12.
Remuneração especificada: Cr$ 780,00 mensal como locutor e mais 10% a título de comissão, como agenciador de propaganda.
Assina pela emissora Idyllio S. Badalotti – Gerente.
Permaneci na rádio até abril de 1987, com uma interrupção de 1980 a 1984 quando fui para a TV Alto Uruguai.
Portanto, acompanhei boa parte do vitorioso empreendimento do visionário comerciante de Marcelino Ramos, já falecido, Aziz Chalela, nascido na cidade de Rio Azul, no estado do Paraná. Descendente de libaneses e de infância modesta, era um apaixonado pelo rádio, numa época em que não bastava apenas ter idéias, era preciso trabalho e ousadia.
Hoje, a organização deixada por ele constitui-se de mais três emissoras, a Rádio Gaurama, a Difusão FM e muito brevemente a Rádio São Valentim, cujo processo de outorga está prestes a ser sansionado pelo presidente da República. É do fundador da Difusão o slogam: Divertir Educando e Educar Divertindo.
Para que o projeto de Aziz Chalela se tornasse exitoso até aqui, vários profissionais contribuíram para tal: Dr. Tobias Pereira Sobrinho, o primeiro gerente; Idylio S. Badalotti, (no cargo de 2º. Gerente desde 1962), Alcir Peters; Luiz Sandoval Pelini, Rui Godoy, Paulo Henrique Kern, José Wilmar Wolker, Vanderlei Bonamigo, Olmar Paulo Cagliari, Waldemar Detoni Júnior, Flávio Morselli, Nédio Webber, Edson Serafim, José Ribeiro, Sérgio Batista de Azevedo, Sérvio e Neri Pedrollo, Flávio de Matos, Idivar Francisco Appio, Dary Schaeffer, Jovino Alves Martins, todos locutores e Adelina Lise, primeira locutora mulher, Clarinda Telöken e Maria de Lourdes Donida, secretárias.
As organizações Difusão hoje têm na sua direção:
Drª Eunice Terezinha Ribeiro Chalela
Luciana Ribeiro Chalela
Idyllio Segundo Badalotti
Equipe:
Milton Doninelli
Neiva Liane Bresolin Soares
Elaídes Loraschi
Amilton Drews
Bruna Stephanie Miranda dos Santos
Claudio Gevinski
Claudio Rosa
Deomir Galleazzi
Docimar Schmidt
Edeovaldo D. Santos
Edilon Flores
Edson Machado
Elton Dalla Rosa
Jerônimo Nunes
Lauri Tonin
Luís Henrique Moretto
Mauri Moro
Nery Sérgio Borges
Paulo Frizzo
Rui Fernande Tomazelli
Terezinha Gevinski
A Câmara Municipal de Vereadores estará homenagenado os 50 anos da Rádio Difusão em sessão solene, na noite do próximo dia 17. Parabéns Rádio Difusão.



Nenhum comentário: