sábado, novembro 27, 2010

O VICE E MUITAS VIDAS
O vice-presidente da República, José Alencar, é mesmo um super-homem. Não sei se outro em seu lugar agüentaria o que ele vem passando na luta contra o câncer.
Após cinco horas de cirurgia, os médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, anunciaram o sucesso da intervenção no vice-presidente que estava com uma obstrução intestinal por causa da doença.
Esta foi a 16ª vez que Alencar passa por uma intervenção para corrigir sequelas do câncer abdominal, doença que enfrenta há dez anos, e a segunda para corrigir uma obstrução no intestino causada pelo câncer.
Os médicos informaram que foram retiradas partes do intestino e do tumor. Uma hemorragia também foi controlada. Por causa da luta contra o câncer, o vice-presidente já perdeu um rim, parte do estômago e do intestino delgado. Neste domingo, os médicos darão mais detalhes da cirurgia.
Os médicos tentaram, antes de se decidir pela cirurgia, alternativas à base de medicamentos, mas não obtiveram a eficácia desejada. No último boletim médico, divulgado na última sexta-feira, (26), os médicos indicavam que, embora o quadro clínico de Alencar fosse estável e o tumor - o vice-presidente tem um sarcoma - respondendo bem ao tratamento, persistia o quadro de suboclusão intestinal, para o qual foi indicado o tratamento cirúrgico.
A lição desta incrível figura humana é de que a vida não está entre a saúde e a doença. A vida está apesar e para além da saúde ou doença e que o homem precisa combinar sabedoria, ousadia, temperança e justiça para viver entre os limites que a vida nos impõe. Assim, um dos maiores legados de José Alencar foi nos ensinar que morte é vida e que uma vida pode ser para sempre. É por tudo isso que o vice-presidente é um exemplo para os brasileiros. Para os que se encontram saudáveis fisicamente e para aqueles acometidos por doenças graves. Para aqueles pobres de espírito e para aqueles que tocam honestamente suas vidas no caminho do trabalho e da fé.
Hoje é domingo. Como de hábito vou à missa para fazer uma prece ao grande Deus Altíssimo, recitando o Salmo 34:17, 18 e 19 de Davi que diz: “Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração abatido, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todos”.

Nenhum comentário: