segunda-feira, abril 13, 2009


TRAGÉDIAS NA PÁSCOA

Entre assaltos e mortes no trânsito a Páscoa dos gaúchos foi coroada de acontecimentos lamentáveis. Os assaltos ao Carrefour, recém inaugurado em Porto Alegre e a Joalheria Coliseu, no Shopping Bourbon da Av. Ipiranga mostram que a bandidagem está mais ativa do que nunca. Onde moro, a menos de cem metros, sábado de Aleluia, uma pessoa que chegava de carro de dia claro, foi rendido por um assaltante armado que levou seu carro. Está cada dia ficando mais perigoso andar na rua. Mas, o que fazer?
De outra parte, os acidentes de trânsito com mortes também estão acontecendo de forma cada vez mais chocante. Veja-se, por exemplo, o que aconteceu com três jovens irmãos de 14, 16 e 18 anos. Eles caminhavam no acostamento da RS-444, próximo a cidade de Bento Gonçalves, e, derrepente, um veículo (não se sabe como) atropela os três e mata-os. O mais jovem Rodrigo de 14 anos morreu na hora do atropelamento, os outros dois Wiliam e Itamar Kasmiriski foram conduzidos ao hospital, mas os ferimentos eram tão graves que acabaram não suportando e vieram também falecer.
Testemunhas relataram que o motorista fugiu do local e não prestou socorro. Até o momento em que escrevia não se tinha conhecimento se o condutor estava alcoolizado, se houve defeito mecânico na camioneta, se dormiu na direção, enfim, o que teria levado o motorista a atropelar os três jovens. Foi uma verdadeira tragédia. Mas, em meio à dor da perda dos três filhos os pais das vítimas autorizaram a retirada dos órgãos para transplante.
Que gesto de grandeza, meu Deus!
No município de São Marcos, outros dois jovens também morreram. Eles estavam em companhia de outros cinco no interior de um automóvel Fócus. O motorista perdeu a direção numa curva e precipitou-se num barranco. Mas, convenhamos, sete no interior de um veículo, é imprudência.
E em Erechim, a jovem Andressa Daiane da Silva, 22, que estava na cabina de uma Saveiro em companhia de mais dois, morreu. O motorista perdeu a direção em uma curva da estrada que liga a cidade a Áurea (RS-802) no Km 4, saiu da pista. Depois de bater em um toco às margens da rodovia, o carro, descontrolado, capotou. Andressa ainda foi levada ao hospital, mas infelizmente faleceu.
Até ontem à noite enquanto acompanhava os noticiários 22 pessoas haviam perdido a vida nas estradas gaúchas.
O que se pode dizer sobre estes lamentáveis acontecei mentos?
Sempre a mesma coisa: não corra, dirija com cuidado, não beba antes de dirigir, não seja imprudente... E mesmo assim, todos os dias perdemos nossos ente queridos pelas estradas do Rio Grande. Meus pêsames ás famílias que pranteiam a morte dos seus.

Nenhum comentário: