sexta-feira, abril 24, 2009

ALELÚIA, A ESTRADA ESTÁ QUASE PRONTA
Finalmente após 30 anos de espera a RSC-480 será concluída. Na época em que foram iniciadas as primeiras tratativas para integrar a região Norte do Rio Grande do Sul com o Oeste Catarinense ligando os municípios da Região do Alto Uruguai através de Goia-Em e Chapecó-SC, eu tinha 40 anos. Hoje, estou com quase 73 e achava que morreria e não teria o prazer de vê-la, definitivamente entregue ao trânsito totalmente asfaltada.
Esta rodovia que inicialmente era federal e, depois, passou para o domínio do Estado, será concluída em 30 dias, segundo anúncio do secretário de Infra-estrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Daniel Andrade que esteve em visita de inspeção no local no fim de semana.
No final da década de 70, ainda estou lembrado, pois fazia parte da Comissão de Divulgação do movimento pró-BR-480, inúmeras reuniões em Erechim e Chapecó, com viagens á Brasília foram realizadas. A Secretaria do Oeste de Santa Catarina, deputados dos dois estados, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, um verdadeiro exército de pessoas e autoridades influentes se envolveram, e mesmo assim até hoje se aguarda a conclusão.
Como tudo é demorado neste país!
Outra rodovia importante que começou e também não terminou foi a BR-153. A Região do alto Uruguai é de azar mesmo. Não fosse a má vontade de governantes do passado, Erechim e mais 33 municípios que o rodeiam, estariam muito mais prósperos do que hoje.
Apesar de tudo, a força e o pioneirismo dos gaúchos do Norte do Estado não se abateram e a região continuou forte, produtora, cada vez mais pujante.
Meses atrás houve um movimento da AMAU e lideranças regionais para reativar o interesse pela conclusão do trecho da BR-153 que liga Erechim/Passo Fundo. São cerca de 80Kms sem asfalto. O mais difícil já está pronto que é o projeto, a abertura da rodovia, o encascalhamento, pontes e bueiros, necessitando apenas, evidentemente, de uma revisão e restauração de alguns trechos. De resto, é só um pouco de boa vontade política e tocar a importante obra.
Mas aí alguém me perguntou: a conclusão da 153 não iria causar um conflito com a RS-135 que é uma estrada estadual paralela e cobra pedágio?
Bom, aí não sei, aliás, é uma boa indagação. Já teve gente que me assoprou que a BR-153 não sai exatamente por esta razão.

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