terça-feira, abril 07, 2009

RIO OU LAGO

A exemplo do que já aconteceu com a grafia de nomes de cidades, surgem polêmicas quanto a denominação de logradouros, clubes, rios, lagos etc.
Aqui em Porto a mais recente controvérsia é saber se o Guaiba é rio ou lago. Desde que me conheço por gente ouvi dizer que o Guaiba é um rio. Mas há os diferentes que começaram a propagar que ele é um lago. Essas manias de mudar nomes quando o costume popular há mais de cem anos adotou o uso do prosônimo, acabou, não muda, até para evitar os mal entendidos.
Mais recentemente um órgão de imprensa da Capital resolveu mudar por contra própria o nome do time de futebol da Ulbra. Teima em denominá-lo de Canoas. Só para causar confusão. Afinal, é Ulbra ou Canoas? Se o seu nome está registrado na Federação Gaúcha de futebol de Ulbra, pois que se denomine corretamente. Tem muitos que acham que Canoas possui dos times disputando o campeonato gaúcho!
E assim é com nomes de cidades. Quando me lembro da discussão que se travou por anos a fio sobre a grafia de Erechim (com x ou com ch) chega me dar um arrepio. Passados todos esses anos ainda tem gente que as vezes pergunta: mas, Erechim se escreve com "x" ou com "ch".
E Bagé é com "g" ou com "j"? E por aí vai.
Eu tenho a impressão de que esses chatos de plantão devem perder tempo com outras questões bem mais importantes.
Não queria terminar este meu comentário de hoje sem antes me referir a um programa que deu certo em Erechim e que por razões que desconheço acabou: A Guarda Mirim. Eu lembro que na administração do prefeito Antônio Dexheimer, a Guarda Mirim foi uma das idéias mais brilhantes, e que por um longo período contribuiu para retirar da marginalidade garotos adolescentes residentes nos bairros pobres da cidade. Vários municípios copiaram o programa, tamanho benefício social era prestado à comunidade.
A Guarda Mirim tinha como coordenador o competente Sargento Nogueira, (hoje deve estar reformado como oficial), cujo programa era conveniado com a Brigada Militar.
Lembrei-me dos guardas mirins porque a imprensa noticia hoje que na cidade de Pelotas a mesma idéia retoma oficialmente suas atividades neste sábado com uma programação especial.
Fica a sugestão a atual administração municipal: será que seria possível retomar outra vez ás atividades da Guarda Mirim em nossa cidade?
Acho que valeria a pena tentar!

Nenhum comentário: