quinta-feira, abril 23, 2009

LEI PIETRO É SANCIONADA
Em homenagem ao seu filho que morreu de leucemia, o deputado Beto Albuquerque teve sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. O dispositivo prevê que de 14 a 21 de dezembro, todos os anos, sejam desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea, para que se aumente o número de pessoas cadastradas no Banco Nacional de Doadores.
A Lei leva o nome do filho do parlamentar gaúcho, Pietro, que foi vítima da leucemia que anualmente registra cerca de 10 mil novos brasileiros com a doença, cuja patologia na maioria das vezes somente pode ser enfrentada por meio de transplante.
No ato da assinatura com a presença do deputado Beto, o presidente Lula fez questão de salientar a importância da iniciativa e a necessidade de se mobilizar cada vez mais a sociedade e o coração generoso dos brasileiros para essa causa.
O deputado Beto, por sua vez, disse que os brasileiros têm agora uma ferramenta legal para buscar a solidariedade do povo brasileiro, no combate a essa chaga que infelicita milhares de famílias brasileiras.
A doação é fácil. Apenas 10mls de sangue é suficiente para identificar as características genéticas que possam possibilitar um transplante.
Portanto, é preciso a partir de agora mobilizarmos toda a sociedade a que se engaje nas campanhas que virão, com objetivo de esclarecer e buscar o maior número de doadores possíveis a fim de salvar a vida de milhares de brasileiros.
Para o leigo fui pesquisar para responder a pergunta que muitas pessoas fazem: QUE É A LEUCEMIA?
Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células, conforme o organismo delas necessita. Quando as células envelhecem, morrem e novas células tomam o seu lugar. Por vezes, este processo ordeiro corre mal. Formam-se novas células quando o organismo não precisa delas, e as células velhas não morrem, quando deviam.
A leucemia é um cancro que tem início nas células do sangue.
CÉLULAS DO SANGUE NORMAIS
As células do sangue formam-se na medula óssea. A medula óssea é a substância mole que existe no interior dos ossos.
As células do sangue, quando imaturas, chamam-se células estaminais. A maioria das células sangüíneas, amadurecem (maturam) na medula óssea e seguem, depois, para os vasos sangüíneos. O sangue que corre através dos vasos sangüíneos e do coração, chama-se sangue periférico.
A medula óssea produz diferentes tipos de células sangüíneas. Cada tipo tem uma função especial:
As células sangüíneas brancas (glóbulos brancos) ajudam a combater as infecções.
As células sangüíneas vermelhas (glóbulos vermelhos) transportam oxigênio para os tecidos, através de todo o organismo.
As plaquetas ajudam à formação dos coágulos sangüíneos, que controlam as hemorragias.
CÉLULAS DE LEUCEMIA
Nas pessoas com leucemia, a medula óssea produz glóbulos brancos anômalos; estas células anômalas são células de leucemia. No início, as células de leucemia funcionam quase normalmente. Com o tempo, ultrapassam, em número, os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas. Torna-se, assim, difícil o sangue conseguir realizar a sua função.
Agora você já sabe, se quiser ser mais um para combater esta doença, torne-se um doador de célula tronco.

Nenhum comentário: