sábado, abril 18, 2009

DOIS ASSUNTOS
Já necessitei por mais de uma vez o atendimento da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e cada vez que lá compareço fico mais fã dos seus funcionários, corpo médico, da estrutura, enfim. Na sexta-feira meu filho precisou ser atendido na emergência do Hospital da Criança Santo Antônio, por ter sido acometido de uma indisposição que a princípio seria renal, mas que acabou não se confirmando. Há ainda uma nova avaliação a ser feita para saber o que teria ocorrido.
Já foi um alívio saber que não se tratava de calculo renal. Os médicos da Santa Casa têm um costume – não sei se nos demais é a mesma coisa – o paciente entra e só sai depois que passa por todos os exames necessários para saber o que realmente incomoda o doente. Cronometrei o tempo que ficamos no hospital: exatamente cinco horas e meia. Nesse espaço de tempo foram viraram o “guri” do lado avesso. Foram feitos exames de urina, cultura, ecografia etc. para chegar a conclusão de que de grave nada estava ocorrendo, mas que ainda precisava passar pelo crivo do médico nefrologista a quem caberá a palavra final. Felizmente não é nada grave.
Eu já levei meu filho em outro hospital local em outra oportunidade e a maneira do atendimento é diferente. O médico examina, diagnostica, dá a receita, e tchau. E isso não demora mais que meia hora. É mais na base do olhômetro. Não sei se é certo ou não. É por isso que a gente se apaixona pela Santa Casa de Misericórdia e seus mais de seis mil servidores, entre funcionários comuns, enfermeiros e médicos.
O outro assunto é a crise ocorrida na Ulbra – Universidade Luterana do Brasil – de caráter particular com sede na cidade de Canoas-RS, que terminou com o pedido de renúncia do reitor Ruben Becker, há 36 no comando da maior instituição universitária do país. A crise econômica mundial e má gestão de alguns tempos para cá, eclodiram e acabaram fazendo com que fosse exigida a saída do reitor.
A decisão da renúncia ocorreu na tarde de sexta-feira, 17.
Quanto à crise, o reitor Becker esclareceu que a dívida da universidade e os atrasos salariais estão ligados à finalização do Hospital Universitário. Segundo o ex-reitor, a obra "secou qualquer recurso da instituição", mas garantiu que há recursos para colocar em dia os salários dos funcionários da instituição. A Ulbra é uma das maiores universidades privadas brasileiras. Também há outros campi nos municípios gaúchos de Cachoeira do SUl, Carazinho, Gravataí
, Guaíba, POrto Alegre, Santa maria, São Jerônimo, e Torres, além de ter representatividade em Rondonia, Ji-Paraná e Poto Velho, Amazonas (Manaus), Tocantins, (Palmas), Pará (Santarém)
Santarém) e Goiás (Itumbiara). Para se ter uma idéia da grandiosidade da Ulbra veja a descrição abaixo:
· Mais de 126.000 alunos matriculados
· 258 laboratórios (somente no campus de Canoas)
· 31 Bibliotecas (
Biblioteca Martinho Lutero sendo o principal)
· Um canal de TV (
Ulbra TV) - Canal 48 da Net
· Uma emissora de rádio FM (
Rádio Pop Rock)
· Uma editora (Editora da Ulbra)
·
Sport Club Ulbra (criado em 26 de janeiro de 1998)
· Segundo a pesquisa Top of Mind RS 2007 a é a universidade mais lembrada dos gaúchos.
· Terceira maior universidade brasileira (INEP/MEC 2007)
· Maior universidade do RS
· Campi: Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará, Amazonas, Tocantins
· Quatro hospitais
· Trinta e uma unidades de atendimento médico de saúde (mais de 170.000 vidas)
· Plano de uma usina de cogeração de gás natural em Canoas (6MW).
No dia passado houve eleição para escolha do novo reitor. Venceu o professor Marcos Fernano Ziemer, de Ijui, por 46 votos contra 10, dados a Mauro Roll, atual diretor da Universidade em Montevidéu. Com a eleição de Ziemer todos os demais membros estão destituídos. Na sua primeira entrevista, o novo reitor disse que até quarta-feira fará um diagnóstico da situação e formará um comitê para colocar acasa em dia. O mandato do novo reitor será por dois anos, quando haverá nova eleição.

Nenhum comentário: