sexta-feira, abril 01, 2011


PARA QUE SERVE O DAER (2)
Em 2008 escrevi “PARA QUE SERVE O DAER?”. Recebi uma saraivada de críticas e protestos, inclusive do Sindicato dos Funcionários da Autarquia, manifestando a sua inconformidade com as afirmações que fIz, baseado em uma reportagem de Zero Hora, que censurava o DAER por permitir irregularidades como a daquele engenheiro que fornecia laudo de vistoria, sem examinar o veículo. Na época foi um escândalo. A partir da descoberta da fraude o DAER passou vários dias dando explicações e divulgou notas nos jornais prometendo que iria consertar os desvios etc.
O próprio presidente do Sindicato veio a público pela mídia para dizer que “o DAER serve, e serve muito”. No curto esclarecimento ele relata o número em quilômetros de estradas de responsabilidade do órgão, pontes, viadutos, fiscalização de contratos de concessão (Pedágios) e fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros. No final, declarava que “o DAER nada pode fazer se um engenheiro resolve vender laudos falsos”. Aí é que passei a não entender o papel da autarquia. Se o DAER nada pode fazer; se o DAER não constrói mais estradas como antigamente; fiscaliza mal as concessões (ou até nem fiscaliza); não recupera estrada; pra que serve então?
A falta de fiscalização em rodoviárias do interior do estado é tão gritante que só viajando para ver o abandono, e o desconforto para os passageiros que se servem das estações rodoviárias. Os banheiros de algumas delas são uma verdadeira pocilga!
Com cerca de dois mil funcionários, o DAER bem que poderia ser aquela autarquia de antigamente. Ou que se pensasse em sua extinção já que sua participação no fluxograma do governo – pelo serviço que presta – não tem mais a necessidade de existir. Seria uma bela economia para o Estado e para o contribuinte. Convenhamos, para fiscalizar – e mal – é melhor terceirizar, inclusive, a fiscalização. A final, pra que serve o DAER?
Recentemente uma nova crise se abate sobre o órgão. Um funcionário envolve-se na questão dos pardais. Incontinentemente, o secretário da Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, afasta o funcionário que está preso e na anuncia uma devassa.
Esta semana, Beto resolve arregaçar as mangas e colocar o DAER novamente nos trilhos, criando uma agência que teria a responsabilidade de tratar exclusivamente dos assuntos de contratos de obras do Departamento e de processos licitatórios. Pois, bastou surgir a idéia para o governo do PT se posicionar contra a tentativa do secretário, abrindo uma “leve crise de convivência”, vamos assim denominar, entre o PSB e o PT.
Existe até uma corrente no partido do secretário que não gostou da desautorização de Tarso Genro em não permitir que se faça uma devassa no DAER, por Beto Albuquerque, e até teria sugerido que entregasse o cargo.
De outra parte, por que o Governo Tarso Genro não quer a CPI do DAER? E a propalada transparência como fica?
Já que Tarso declarou que não tem medo de CPI, pois que mande seus deputados assinarem o requerimento de instalação!
Em governos passados se faltasse um lápis lá estava o PT pedindo CPI. Hoje, além de não ser coerente com posicionamentos passados, constrange deputados da sua própria base para não assinarem o pedido do deputado Diógenes Boessio, (PDT), na formação da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigaria as irregularidades na autarquia. É lamentável!
Uma coisa é ser estilingue. Outra é ser vidraça.

Um comentário:

bayard disse...

sou filho de antigo funcionário do DAER. Havia cuidados com as estradas, o preço das passagens era razoável. Agora, pra que serve o DAER? pra nada, ou melhor para favorecer as grandes empresas, em detrimento das pequenas. para frear o desenvolvimento das pequenas empresas, através de resoluções esdrúxulas, com 5o páginas, mas para publicar um simples edital de licitação das linhas de ônibus que a todos interessa, eles não tem tempo. O bom seria mesmo era investigar o patrimônio pessoal de certos agentes que gerenciam esse sistema malévolo para a população, com as passagens de ônibs mais caras do País, onde se gasta 15% do salário minimo pra se andar 380 km. dá pra dizer que o DAER deve ser mantido? óbviamente que não. Tem que ser extinto pro bem dos cidadãos riograndenses. esses caras são falcatruas, o que tá mais que provado. todo mundo sabe disso, são fatos evidentes, devem responder criminalmente por não licitarem as linhas de ônibus. Oh Tarso, cadê o PT, tão exigente, faz alguma coisa. Oh deputados o que é isso, que fazem por aí? Quantos anos faz que o DAER é mantido da mesma forma? Quanto custa isso? porque?Quanto o estado gasta pra manter esses agentes nocivos a população? parece que é cerca de 3 milhoes por mes, quanta coisa da pra fazer com esse dinheiro ao invés de manter esse sistema que so favorece as grandes empresas, donas das estradas, sem fiscalização, vamos aplicar neles o art. 89 da lei das licitações, vamos lá gestores, chega...