terça-feira, abril 12, 2011

POUCO SE FALA NA CF
Embora a Igreja esteja vivendo a época da quaresma em preparação a Páscoa, na qual se insere a Campanha da Fraternidade, muito pouco a mídia tem falado sobre o tema proposto - Fraternidade e vida no Planeta - onde se pede a mudança de mentalidade e atitudes para a salvaguarda da criação.
“Quem sabe reconhecer no cosmos os reflexos do rosto invisível do Criador, é levado a ter maior amor pelas criaturas” (Bento XVI, Homilia na Solenidade da Santíssima Mãe de Deus, 1º-01-2010). O homem só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver no seu espírito um sentido pleno da vida; caso contrário será levado a desprezar-se a si mesmo e aquilo que o circunda, a não ter respeito pelo ambiente em que vive pela criação. Por isso, a primeira ecologia a ser defendida é a "ecologia humana" (cf. Bento XVI, Encíclica Caritas in veritate, 51). Ou seja, sem uma clara defesa da vida humana, desde sua concepção até a morte natural; sem uma defesa da família baseada no matrimônio; sem uma verdadeira defesa daqueles que são excluídos e marginalizados pela sociedade, sem esquecer, neste contexto, daqueles que perderam tudo, vítimas de desastres naturais, nunca se poderá falar de uma autêntica defesa do meio-ambiente.
O dever de cuidar do meio-ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia a sua criação ao homem não para que este exerça sobre ela um domínio arbitrário, destruidor, mas que a conserve e cuide como um filho cuida da herança que seu pai lhe deixou.
A Campanha da Fraternidade é uma campanha quaresmal, que une em si as exigências da conversão, da oração, do jejum e da doação. Convoca os cristãos a uma maior participação nos sofrimentos de Cristo como possibilidade de auxílio aos pobres.
A conversão, renovação interior e ação comunitária em preparação da Páscoa, são temas para desenvolver o espírito quaresmal, ou seja, meio para viver os três elementos fundamentais da espiritualidade quaresmal: Oração – Jejum – esmola.
Por sua vez a Páscoa possui três interpretações: é a antiga festa de pastores para comemorar a primavera; é a festa dos Hebreus, para relembrar sua saída do Egito, no tempo de Moisés e é a festa anual dos Cristãos para celebrar a Ressurreição de Cristo.
É nesse contexto que a CF, é um projeto que procura animar todas as comunidades num compromisso pastoral concreto que marque a unidade da Evangelização pelo empenho comum em prol da solidariedade e fraternidade que nascem do amor de Cristo. Durante esse período, a liturgia trabalha paralelamente com a Campanha. Os cantos litúrgicos da missa, as preces e outras orações são voltados também para o tema que está sendo trabalhado. A CF atinge cada ano, um problema determinado e urgente que precisa do esforço de ação pastoral conjunta no país, desafios sociais, econômicos, políticos, culturais e religiosos da realidade brasileira.
A Campanha da Fraternidade surgiu durante o desenvolvimento do Concílio Vaticano II (1962-1965) e a cada ano, desde 1964, a Igreja no Brasil propõe a todos os cristãos, temas diferentes. Em 2011 estamos discutindo Fraternidade e vida no Planeta.
Do hino da Campanha extrai o seguinte:
Nossa mãe terra, senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?!
Vai depender só de nós!
A terra é mãe, é criatura viva;
Também respira, se alimenta e sofre.
É de respeito que ela mais precisa!
Sem teu cuidado ela agoniza e morre.
De dores geme toda a criação.
Transforma em páscoa as dores dessa espera,
Quero essa terra em plena gestação!

Mensagem de Otimismo
Quem fecha seu ouvido ao apelo do pobre, poderá depois gritar e não encontrará nenhuma resposta.
Provérbio 21,13

Nenhum comentário: