sexta-feira, abril 08, 2011

RECOLHIMENTO DO LIXO É UM LIXO
Tenho a maior simpatia e admiração pelo Secretário Municipal do Meio ambiente, Waldemar Dornfeld, amigo de muitos anos, e num passado não muito distante, companheiro ideológico partidário, no governo Antônio Dexheimer. Foi uma convivência muito amistosa e fraterna. O que vou dizer a seguir não tem nada de pessoal, apenas manifestar uma opinião sobre algo que não vem funcionando - e não é de agora. Parece ser uma questão crônica depois que o Município terceirizou a coleta do lixo.
Eu não estava aqui na época, mas ouvi dizer que a empresa contratada não vem cumprindo um bom desempenho e a Prefeitura teria ameaçado até rescindir o contrato. Nesta quarta-feira pela manhã, ao sair para o trabalho, por volta das 7h, deparei-me com o lixo que não havia sido recolhido pela empresa responsável. Voltei ao meio dia, e o lixo estava lá intacto como se encontrava pela manhã. As 7h da noite, portanto, doze horas após, o caminhão passou no local, não recolheu os entulhos, e já são outra vez 7h da manhã de sexta-feira e lá está o lixo. O lixo, secretário! Já se passaram mais de 48h. O lixo está putrefato, secretário!
Já com moscas, Secretário!
Se demorar mais 24h o monte vai aumentar e o problema se agravar, secretário!
O local não dista mais do que 200 metros do Hospital de Caridade. Vou dar o endereço: fica na Av. Comte. Kraemer, esquina com a Pedro Álvares Cabral. Qual a justificativa para tanto desleixo e o não cumprimento por parte da empresa responsável pela coleta do lixo?
A propósito, já que falamos em lixo, você sabia que cada pessoa produz cerca de 300 quilos de lixo por ano e que se tornou um problema de difícil resposta, exigindo desde a reeducação e comprometimento do cidadão além da eficácia do poder público no seu recolhimento? Por outro lado, você também sabia que o tempo que a natureza leva para decompor – por exemplo – o papel leva de 3 a 6 meses; o pano: de 6 meses a 1 ano; filtro de cigarro: 5 anos; chiclete: 5 anos; madeira pintada: 13 anos;
nylon: mais de 30 anos;
plástico: mais de 100 anos;
metal: mais de 100 anos;
borracha: tempo indeterminado;
vidro: 1 milhão de anos?

CATADORES
Outra providência que requer atenção do poder público é contra os catadores de lixo reciclável. Estive observando esta semana o comportamento desses indivíduos. Surpreendi um deles abrindo os sacos de lixo só para retirar latinhas de cerveja, garrafas de vidro e pet. Papel, papelão e outros produtos recicláveis eram deixados de lado e o lixo esparramado pela calçada.
Acho que a fiscalização a estas horas tem que agir, pois assim como flagrei por acaso o catador, emporcalhando a via pública, a fiscalização com mais habilidade poderá surpreender esses indivíduos e dar-lhe um corretivo merecido. Caso contrário, a cidade vai continuar suja, com lixo por toda parte e o perigo da proliferação de doenças. Fica aqui o respeitoso recado ao Secretário do Meio Ambiente para que exija mais da empresa coletora de lixo e fiscalize melhor o seu trabalho. Desde já o contribuinte agradece.

Mensagem de Otimismo
“Se me oferecessem a sabedoria com a condição de guardá-la só para mim, sem a comunicar a alguém, não a quereria.”
Sêneca

Nenhum comentário: