quarta-feira, abril 20, 2011

FEIRA DO PRODUTOR
Uma das boas iniciativas do poder público quando prefeito Antônio Dexheimer, foi a construção de um pavilhão para instalação da Feira do Produtor, localizado onde inicia a Av. Valentim Zambonatto, ou como queiram, na Av. J.B. Cabral. Eu não lembro o valor, mas o município investiu na época vários milhares de reais para atender uma rogativa da população e, ao mesmo tempo, dar ao produtor rural, ao chacareiro, um local adequado, higiênico e confortável para expor e vender seus produtos.
O sucesso foi tão grande que até hoje, passados mais de 15 anos, aquele local tornou-se um ponto de referência, quando se deseja adquirir produtos horti-fruti-granjeiros frescos, de excelente qualidade e a preços menores que os oferecidos pela rede de supermercados da cidade. Portanto, dá prazer comprar na Feira do Produtor. As pessoas que ali expõem, a maioria pertencente a agricultura familiar (um termo criado pelo petismo que faz dele um bom marketing) para promover politicamente seu programa de governo e incentivar o seu crescimento, são educadas, cordiais e prestativas. Enfim, dá gosto a gente comprar na feira. Agora mesmo, na Semana Santa, os criadores de peixe estão oferecendo á venda várias espécies in natura, isto é, peixes vivos colocados em grandes tinas que dá a garantia de um produto bom, saudável e acima de tudo confiável.
Eu estou dizendo tudo isto para valorizar o trabalho que todos lá exercem e reafirmar que está tudo muito bom, bonito e barato e relembrar o acerto do poder público em ter criado aquele local para conveniência e interesse da população de Erechim.
Pois, na terça-feira eu estive na Feira do Produtor, para me abastecer de alguns produtos, preparando-me para o consumo durante os restantes dias da Semana Santa. E qual não foi a minha grande surpresa e decepção?
A Feira só começa a atender os compradores a partir das 11,30hs. Um absurdo!
Quando me dirigi a um feirante (o relógio marcava 11hs) e pedi que me vendesse duas dúzias de ovos, surpreendentemente, deu-me a informação que não poderia fazê-lo porque o horário de atendimento ao público só inicia as 11,30hs. Indaguei qual o motivo, já que as pessoas que geralmente vão a feira é para comprar algo que será consumido ao meio dia. E ele me respondeu que era ordem da Prefeitura.
Frustrado deixei o local dizendo-lhe que lamentava tal ordem e que o dinheiro que gastaria para a renda dos que se dedicam “a agricultura familiar” teria o destino do supermercado.
Não sei, posso estar equivocado ou mal informado, mas gostaria de saber o porquê da feira abrir seus negócios somente a partir das 11,30hs. Aliás, vou procurar a Secretaria Municipal da Agricultura para saber se o horário foi imposto pelo órgão, ou esse horário é fruto de entendimento dos próprios produtores. De qualquer forma se um ou outro, ambos não estão sendo aceitos pela população.

Nenhum comentário: