terça-feira, abril 12, 2011

A MORTE DO AMIGO CICLISTA
O ano passado, a convite, visitei a cidade de Sananduva. O objetivo era proferir uma palestra aos caminhoneiros do municio e região sobre a violência nas estradas e crime organizado. Na seleta platéia estavam além de motoristas, funcionários do Banco do Brasil, vereadores, prefeito, representantes da Brigada Militar, do Rotary e da emissora local, além de outras pessoas interessadas.
Ao final, me foi apresentado um cidadão que fez questão de me conhecer. Banir Slongo era seu nome. Durante a rápida conversa fiquei sabendo que ele era um, entre milhares, dos que ouvem o programa SOS Caminhoneiro que apresento em 40 emissoras, todas as manhãs, espalhadas pelo interior do Rio Grande do Sul. É um noticiário dirigido aos caminhoneiros que está no ar há 15 anos, por isto criou raízes e é sem dúvida sintonia obrigatória pelos amigos motoristas.
Mas, o que me chamou atenção não foi tanto a afirmação do amigo Slongo declarar-se meu ouvinte, foi o fato de salientar que fizera, naquela noite, 17 quilômetros com sua bicicleta para prestigiar-me naquela noite.
Foi até hoje a mais forte manifestação de apreço que recebi ao longo de minha trajetória como jornalista e radialista. Registrei esse momento em foto, que guardo em meus arquivos, no momento em que recebia o seu abraço.
Pois, nesta segunda-feira recebo a notícia de que Banir Slongo morreu. Morreu de forma brutal, atropelado por um veículo na rodovia RS-126 que liga Sananduva a Lagoa Vermelha. O autor do atropelamento até ontem não havia se apresentado às autoridades e muito menos identificado, fugiu e não prestou socorro.
Slongo era um homem simples do interior, residia na localidade de Quati, no interior do município. Gostava de tocar gaita, e era sempre solicitado a animar encontros sociais. Os que o conheciam melhor dizem que ele foi um dos que ensinou e encaminhou para o sucesso o cantor Kledir.
Além de perder um ouvinte assíduo do SOS Caminhoneiro, foi-se um amigo que não volta mais. Aos seus familiares manifesto meus sentimentos.
Outras seis mortes por atropelamentos foram registradas no fim de semana envolvendo ciclistas: na BR-386 em Lajeado, Canguçu, Três Passos, Campestre da Serra,
O que o ciclista nunca deve fazer:  
Nunca pedale na contra-mão, a não ser que esteja sinalizado;
Não pedale onde o motorista não o pode ver;
Nunca entre com tudo nos cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos;
Nunca force uma situação contra um carro, moto ou ônibus;
Não pedale muito próximo do meio fio;
Não fique olhando para trás o tempo todo, somente o tempo necessário para perceber o trânsito no caso de necessidade de mudança de direção ou faixa. Preocupe-se com o que vem pela frente;
Não use walk-man.

Mensagem de Otimismo
"O amor é a melhor música na partitura da vida. Sem ele você será um eterno desafinado no imenso coral da humanidade."
Roque Schneider

Nenhum comentário: