sábado, abril 23, 2011

O GAÚCHO PENINHA
Semana passada encontrei um amigo de muitos anos: o Peninha. Quando mais jovens fomos contemporâneos no Rádio. Ele era operador de áudio e sempre gostou de música, tanto que acabou se dedicando ao comércio de CDs e hoje é dono de uma bem montada loja de discos e de indumentárias gaúchas. Além da coleção de CDs para todos os gostos montou anexo um bolicho onde o amante da tradição gaúcha encontra o que quiser em se tratando de objetos usados pelos que gostam e curtem a tradição gaúcha.
E nesse reencontro fiquei sabendo que ele é um dos muitos entusiastas e apaixonados pela defesa das tradições do Rio Grande do Sul.
Conversa vai, conversa vem demonstrou-me o crescimento do interesse das pessoas, jovens e adultos, pela memória dos fatos que geraram a cultura gaúcha, o número cada vez maior de CTGs na região e a realização do Acampamento Farroupilha durante a Semana Farroupilha, que reuniu milhares de pessoas em uma área do Seminário de Fátima na Av. 7 de Setembro.
Sentindo seu entusiasmo e rebuscando no meu baú de utilidades culturais, encontrei e reuni alguns livros de Paixão Côrtes, um verdadeiro símbolo da cultura gaúcha, e lhe fiz presente.
João Carlos D’Avila àixão Côrtes é um dos maiores pesquisadores e uma vida toda devotada a preservação das nossas raízes culturais. Em 2001, estava na Assembléia Legislativa quando Paixão recebeu a Medalha Mérito Farroupilha e no mesmo ano foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, recebida das mãos do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, em ato solene no Palácio da Alvorada.
Sempre visando recuperar a nossa cultura, o folclorista Paixão Côrtes publicou dezenas de livros, tendo distribuído gratuitamente mais de 350 mil exemplares em escolas, piquetes, invernadas artísticas, bibliotecas e Centros de Tradições gaúchas.
Paixão Côrtes é um dos responsáveis pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, nascido em 1947 quando estudante do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre juntamente com Antônio João de Sá Siqueira, Cilço Araújo Campos, Ciro Dias da Costa, Cyro Dutra Ferrera, Fernando Machado Vieira, João Machado Vieira e Orlando Jorge Degrazia. Os oito fundaram o Piquete da Tradição em 5 de setembro daquele ano. Daí em diante o Movimento Tradicionalista Gaúcho ganhou corpo e até hoje se reproduz em número cada vez mais crescente.
Para aqueles que não sabem, mais de 4 milhões de pessoas têm envolvimento com a cultura gaúcha em dezenas de países, como Portugal, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Inglaterra. São mais de 3,6 mil entidades, das quais cerca de 400 no exterior, difundindo e consolidando a nossa história e a nossa cultura espontaneamente.
Aos visitantes da capital do Estado, em frente ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, está o monumento símbolo da terra gaúchaO Laçador. O monumento em bronze é o próprio Paixão Côrtes, obra do escultor Antônio Caringi, nascido em Pelotas. Mede 4,45 metros e pesa 3,8 toneladas. A converssa com o Peninha foi tão agradável que quando percebi a hora já ia adiantada. Deixei meu quebra costela e me fui.

Nenhum comentário: