segunda-feira, fevereiro 07, 2011

TRÂNSITO
O setor responsável pelo trânsito em Erechim esforça-se para encontrar uma solução e um ponto de equilíbrio na circulação de veículos pelo centro da cidade. O local de maior estrangulamento passou a ser a Praça da Bandeira.
A cidade cresceu e com o seu desenvolvimento o número de automóveis e motos também aumentou.
As últimas estatísticas apontam que o município tem hoje cadastrados no Detran, cerca de 56 mil veículos, ou seja, um carro para cada dois habitantes, sem contar com os mais de cinco mil que procedem de outras cidades e que circulam pela cidade.
A primeira medida tomada pela administração municipal foi bloquear na rótula da Praça da Bandeira para os que descem a Av. Maurício Cardoso, o acessos à avenida 15 de Novembro, que tradicionalmente podia-se dobrar à esquerda, e para os que vem da mesma avenida 15, para ingressar na Maurício Cadoso, assim como, da Pedro Pinto de Souza para prosseguir pela 15 de Novembro também ficou bloqueado. Enfim, houve uma modificação que para o sujeito de mediana inteligência não veio solucionar o problema. Os protestos e descontentamentos são freqüentes por parte dos usuários que clamam por um estudo melhor acurado. A modificação não é definitiva – ao que se sabe. A prefeitura através do seu órgão competente está na fase de estudos.
Aproveitei o domingo para observar o trânsito no local. E fiquei imaginando – por exemplo – quando houver um cortejo fúnebre que terá que chegar a Catedral saindo da capela do Hospital de Caridade. Antes da modificação o cortejo transitava pela Comandante Kraemer até a praça, contornava parte dela até chegar à igreja. Com a modificação existem alternativas que não seriam adequadas e aumentaria o trajeto criando maiores problemas para o trânsito. Esse passeio desagradaria qualquer defunto, com certeza.
Eu sei, mas não posso revelar, existir um projeto elaborado por um grupo de estudiosos que resolve o problema definitivamente sem bloqueio e sem descaracterizar o plano urbanístico do saudoso Torres Gonçalves. Tive acesso ao projeto físico com as alterações propostas e posso garantir: resolve e soluciona a questão. Basta que o prefeito Polis se disponha a fazer um convite ao grupo, ouvi-lo e se dispor a ver o projeto, e se for o caso, comprá-lo. Do contrário, vai continuar recebendo as críticas pela antipática medida de bloquear a Praça da Bandeira e outras avenidas.

Nenhum comentário: