terça-feira, fevereiro 08, 2011

SAUDOSA BR-153
A BR-153, trecho que liga Erechim a Passo Fundo, foi muito badalada antes das eleições do ano passado motivando, inclusive, um movimento que chegou a envolver alguns políticos, entre os quais o atual Secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque.
Paralelamente, está em andamento um projeto do governo do Estado no sentido de duplicar a RS-135 que também liga os dois importantes municípios, com arrecadação do pedágio comunitário de Sertão e outros recursos.
São duas obras que suprirão os anseios da Região do Alto Uruguai, notadamente o setor produtivo, que terá mais de uma opção para o escoamento da produção agrícola, mesmo nos períodos das chuvas.
O trecho da BR-153, Erechim/Passo Fundo, que soma cerca de 78 quilômetros, tem um traçado que obedece um projeto antigo, mas que continua atual. Praticamente não há curvas, e as que existem não são perigosas. As obras de arte existem desde o início da terraplenagem e encascalhamento da rodovia, bem como, obras de drenagem.
Esta rodovia tem uma história antiga. Lembro das consecutivas reuniões de lideranças cuja estrada beneficiaria. Lembro também dos políticos, das viagens à Brasília, enfim, de todo o envolvimento regional, mas que até agora continua na intenção, no papel e no aguardo de um novo projeto para sua definitiva conclusão.
Estou falando na BR-153 para que, nem os políticos, e muito menos ás nossas lideranças, esqueçam que é preciso pressionar o governo federal a fim de que, no período da presidente Dilma Rousseff, tenhamos a grande notícia de que a obra será finalmente concluída.
O interessante é saber de que lado está (se é que tem) o secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque. Antes das eleições foi um dos que se prontificou a ajudar no processo de reconstrução da BR-153. Estaria o secretário de estado, com o mesmo interesse e as mesmas intenções de se somar aos que reivindicam o término das obras de ligação? Ou lutaria pela duplicação da RS-135? Eis a questão e a dúvida.

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