sexta-feira, fevereiro 18, 2011

MALDITAS LAJOTAS

Ontem pouco depois do meio dia vi uma moça cair em plena Av. Maurício Cardoso, por causa de uma lajota frouxa da calçada. Ela caminhava normal e distraidamente quando pisou na lajota, esta levantou, e o outro pé tropeçou. Além de ficar com os joelhos um pouco ferido sofreu ainda o constrangimento de ter tombado diante dos olhos de vários transeuntes que a auxiliaram.
Ainda bem que não era uma pessoa idosa. E se fosse? E se na queda fraturasse o braço, a perna, o fêmur, a bacia? Quem seria o responsável?
Está na hora do setor de fiscalização da Prefeitura Municipal sair de sua clausura e começar a observar o estado lastimável das nossas calçadas e iniciar uma varredura de cima a baixo.
Pelo que sei o código de posturas do município determina que o proprietário do imóvel seja obrigado manter a calçada em dia. Como não há uma fiscalização eficiente, o proprietário relaxa e o transeunte é quem sofre.

+++++++++++++++++++

Depois de um bom tempo encontrei o Dr. Altair José Menegati com quem mantenho longa e fraterna amizade. A ocasião propiciou-nos uma conversa interessante. Fiquei sabendo ser ele juiz do nosso Foro, nomeado para apreciar e julgar pequenas causas. Está perto de completar 20 anos na função. Revelou-me que somente nestes últimos 45 dias do ano, foram julgados cerca de 200 processos. A maioria contra empresas concessionárias de telefonia, revenda de automóveis, bancos além de conflitos particulares. Somente em um dia de expediente da semana passada foram julgados 47 processos, todos resolvidos por conciliação.
A propósito, o Juizado Especial Civil que em Erechim é composto por quatro juízes, sem menosprezo ao trabalho dos demais estabelecidos pelo interior do Rio Grande do Sul, é o que apresenta o maior índice de rentabilidade e eficiência proporcional ao município.
Uma das grandes iniciativas da Justiça brasileira foi, sem dúvida, a criação do Juizado Especial Civil.
Portanto, estão de parabéns os nossos juízes, escrivães e demais funcionários do Foro local, pelo bom e capaz trabalho que realizam em benefício da sociedade local.

Nenhum comentário: