quarta-feira, dezembro 16, 2009

TUDO É QUESTÃO DE EDUCAÇÃO

Sempre ouvi dizer que a educação começa em casa. O sujeito que não tem educação em casa, não tem na rua, na escola, no local de trabalho, enfim, onde quer que se encontre.É comum, por exemplo, no supermercado as pessoas pararem no meio dos corredores para conversar atrapalhando quem deseja transitar. Há sempre que pedir: com licença...por gentileza, posso passar...isto é falta de educação.Nos bancos, para facilitar e ordenar as filas, chegou-se a marcar no chão o caminho a ser percorrido mas, as pessoas, teimam em sair da marcação tumultuando a circulação, isto é falta de educação.E assim é, também, nos corredores de hospitais, de repartições públicas, nas calçadas, onde quer que se vá.Será que não se dão conta que estão atrapalhando e que no meio de corredores, saída de portas de elevadores não é recomendável aglomeração de pessoas para conversar?É uma xaropisse a cada instante você ter que pedir licença para passar. Isto é falta de educação.Um dia desses fiz-me de distraído e toquei o carrinho do supermercado contra um bolinho que se formava no centro do corredor de circulação, e em vez de pedir licença, pedi desculpas (foi sem querer querendo) e elas me olharam com uma cara!!! Isto também é falta de educação. Mas, de tanta falta de educação a gente acaba ficando mal educado também.
A falta de educação é uma coisa triste. Quando a negamos para alguém cometemos um ato de agressão. Uma sociedade sem educação é vítima da agressividade política. Precisamos destruir os obstáculos que impedem o acesso da população ao saber, na mesma intensidade em que lutamos por uma vida justa e democrática para todos.
+++
Numa iniciativa do presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ivar Pavan, com apoio de toda a mesa diretora foi aprovado na reunião desta terça-feira, a concessão da Medalha e Diploma Mérito Farroupilha ao erechinense Idylio Segundo Badalotti, diretor das Rádios Difusão AM/FM e Rádio Gaurama por relevantes serviços prestados a Erechim e ao Estado, como gestor na área da comunicação regional.Trabalhei por um período de 22 anos com o homenageado e sei muito bem avaliar suas qualidades de cidadão, amigo, um verdadeiro irmão.Sempre foi mais amigo do que chefe. Por todos os títulos que alguém possa ter, Idylio S. Badalotti é merecedor desse reconhecimento conferido pelo parlamento gaúcho.A entrega da comenda será em data a ser marcada por ocasião de uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Erechim, durante o mês de janeiro.A Medalha Mérito Faroupilha é uma condecoração oferecida pela Assembléia Legislativa do R.G. do Sul para as autoridades e pessoas que desempenham, com determinação e competência, importantes serviços ao Estado e a sociedade gaúcha. Ela foi criada 1995 e é a maior distinção do parlamento estadual.
Vou estar lá, não só para abraçar o velho e querido companheiro de rádio, como, também, rever a acolhedora Erechim que deve estar muito diferente do que quando a deixei. Um abraço Idylio. Breve nos veremos.

Nenhum comentário: