quarta-feira, dezembro 09, 2009

MARCOS PEIXOTO É O NOVO INTEGRANTE DO TCE

A onda de denuncismo no Rio Grande do Sul está perdendo a credibilidade e a força na medida em que nada se prova só se conversa. Até agora nem CPI da Corrupção, nem as denúncias do PT e do Psol se comprovaram. Apenas conversa de lavadeiras. Na sessão de ontem da Assembléia Legislativa deu para perceber o ranço do único partido que votou contra a indicação do deputado Marcos Peixoto para a vaga existente no Tribunal de Contas do Estado, que há anos vem sendo ocupada por critérios que já é uma tradição na Casa. Como o PT nunca conseguiu até hoje colocar um seu indicado, este ano resolveu tumultuar o processo, e queria porque queria indicar depois de procedimentos e ritos concluídos um nome ligado a esquerda, o irmão do deputado Carion, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de notório saber e muitos títulos.
Na defesa de Macos Peixoto falaram o líder do PP, deputado Pedro Westphalen, e os deputados do mesmo partido Mano Changes, Jerônimo Goergen, João Ficher. Pelo PTB, Iradir Pietroski; pelo PSDB, Pedro Pereira e pelo PMDB, Alceu Moreira.
Contrários a indicação discursaram da bancada do PT, Adão Villaverde, Daniel Bordignon, Elvi Bohn Gass, Marisa Formolo, Raul Pont e Stela Farias. O resultado da votação foi 35 votos a favor e oito contrários.
O crítico mais mordaz ao PT durante o encaminhamento de votação do nome do deputado Marcos Peixoto para o TCE foi Alceu Moreira. No início de seu discurso exibiu uma pilha de arquivos, parte do processo em que está envolvida a deputada Stela Farias dizendo: não trouxe mais, porque vossas excelências não iriam me ver atrás dela. Em outra parte do discurso classificou a parlamentar presidente da CPI da Corrupção: “É como um animal peçonhento, ratejando, tentando destruir a imagem de um colega sem provas”.
Para Marcos Peixoto e partidos da base de governo foi uma retumbante vitória.

+++

Especialistas da área de psicanálise e psicologia condenam o gesto da família de Leila Lopes, em ter deixado divulgar pela midia parte da carta deixada pela atriz. Entendem que a leitura da mensagem deixada por ela pode estimular pessoas em sofrimento psíquico e repetir o ato.
Até pode acontecer mas, é uma alegação inconsistente se levarmos em consideração o que os jornais e a televisão publicam diariamente a respeito, por exemplo, das pessoas que usam outros meios para suicidar-se: atirar-se de edifícios, enforcar-se, cortar pulsos, usar arma de fogo etc.
Então não se pode mostrar pela televisão as pessoas que são recolhidas entorpecidas pelo cracke, cocaína, álcool porque se existe alguém deprimido vai se sentir motivada a entrar para o vício?
Há controivérsias!
Pessoa deprimida pode surpreender a qualquer momento.
O que é depressão? É uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. O clima tropical exclui incidência de neve. O clima polar exclui dias propícios a banho de sol. Nos climas tropical e polar haverá dias mais quentes, mais frios, mais calmos ou com tempestades, mas tudo dentro de uma determinada faixa de variação. O clima é o estado de humor e o tempo as variações que existem dentro dessa faixa. O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. Existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente.
Portanto, como não penso e nunca pensei e me suicidar, não vai ser uma carta deixada por uma suicida famosa que vai me induzir a praticar o mesmo ato.

Nenhum comentário: