sexta-feira, dezembro 04, 2009

ESCÂNDALO, ABSOLVIÇÃO E MORTE

A repetição de escândalos no Brasil estão acontecendo porque há impunidade. Não é possível que se rouba tanto e ninguém vai para a cadeia, ou pague pelo mal que cometeu à sociedade e ao país.
A Justiça é lenta, não dá satisfação. Isso expõe o Brasil de uma maneira negativa desnecessária.
Há quanto tempo vem se arrastando o caso do Detran no Rio Grande do Sul. Afinal, quando a sociedade vai ficar sabendo quem realmente roubou, se locupletou, enriqueceu com o dinheiro do povo? Ou o caso vai continuar se arrastando para servir de palanque, como está sendo a CPI da Corrupção, que até agora não revelou nada e faltam poucos mais de duas semanas para terminar o prazo de encerramento de suas atividades?
Ontem saiu uma nota dos deputados da bancada do PMDB posicionando-se e criticando a falta de transparência e responsabilidade da presidente da Comissão, Stela Farias que teria em seu próprio poder as tão comentadas gravações comprometedoras.

+++

Quando estava em Brasília em 2005, a ex-vereadora Carlinda Poletto Farina, hoje Coordenadora Estadual da Saúde em Erechim, se viu envolvida com a Justiça numa ação ajuizada pelo Ministério Público, por improbidade administrativa, juntamente com mais quatro funcionárias da 15ª. CRE – Coordenadoria Regional de Educação, órgão vinculado a Secretaria Estadual de Educação.
Na ocasião até escrevi defendendo a ex-vereadora que durante sua vida pública sempre agiu com ética e lisura irrepreensível.
Pois bem. Agora a 21ª. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, vem de julgar improcedente a ação do MP, em julgamento efetivado nesta quarta-feira (02.12.09) pelo voto unânime dos desembargadores daquela corte, mantendo a decisão anterior do juiz Luiz Gustavo Zanella Piccinin, da 1ª. Vara Cível da Comarca de Erechim.
Por causa dessa ação Carlinda teve seu mandado de vereadora caçado.
Conversei com o advogado da ex-vereadora, Antônio Augusto Mayer dos Santos e ele me disse que a decisão proferida pelos desembargadores do TJ não só absolveu Carlinda, como também as demais pessoas envolvidas no mesmo processo.
O advogado explica que como a sentença é de 2º. Grau ainda cabe recurso ao Supremo Tribunal de Justiça, mas acredita que não haverá apelação por parte do Ministério Público porque a matéria foi julgada sem argüição de nulidade e, sendo assim, o STJ não examina de novo.

+++

Morreu na madrugada desta sexta-feira (4.12) em Vacaria, vítima de infarto, Marcos Palombini, eleito prefeito por três legislaturas pelo PMDB, ex-secretário de Estado da Agricultura
O corpo está sendo velado no Centro Municipal de Eventos no Mercado Público.
Palombini tinha 75 anos, nasceu em Antonio Prado no dia 15 de março de 1934, mas residia em Vacaria desde 1957. Era empresário rural embora sua formação profissional tenha sido de dentista.
Ex- integrante do PTB foi um dos fundadores do PMDB de Vacaria. Concorreu a prefeitura vacariense por quatro vezes, sendo eleito em três delas. Respondeu pelo Poder Executivo entre 1973 a 1976, de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996. Também assumiu como Secretário Estadual de Agricultura no governo de Pedro Simon (1987-1990). Presidiu a Fepagro no governo de Germano Rigotto.
Palombini esteve nos estúdios da Rádio Fátima no último debate entre os candidatos a prefeito de Vacaria em 2008. Ouça em áudio parte de uma das manifestações de Palombini.
O prefeito de Vacaria Elói Poltronieri decretou luto oficial por três dias.

Nenhum comentário: