quarta-feira, dezembro 02, 2009

QUEM IRÁ PARA A CADEIA

O governador do Distrito Federal está mais enrolado do que cobra em cipó. Acho que não tem saída. Ontem cresceram as acusações contra ele por ter recebido propina e começaram as manifestações populares.
O seu partido DEM decidiu que José Roberto Arruda tem oito dias para se defender e o partido dois dias para decidir, ou seja, o processo disciplinar contra o governador já está correndo prazo. Arruda é suspeito de participar de um esquema de corrupção que envolveria a distribuição de dinheiro para políticos da base aliada. Ele aparece recebendo dinheiro num vídeo gravado pelo ex-secretário Durval Barbosa. Arruda nega irregularidades.
Três senadores do DEM, Demóstenes Torres (GO), José Agripino (RN) e o deputado Ronaldo Caiado (GO) pediram a expulsão imediata de Arruda.
Mas foram voto vencido na reunião desta terça-feira. O grupo do presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), conseguiu aprovar a proposta que dá prazo de defensa a Arruda. Segundo Demóstenes, Rodrigo disse que a decisão de dar prazo para a defesa poderia ser creditada a ele.
De dentro da reunião, os deputados Índio da Costa (RJ) e Ronaldo Caiado (GO) contavam no Twitter (microblog) os bastidores do encontro da Executiva. “Prevaleceu o prazo até quinta-feira que vem para o julgamento final de Arruda. Prerrogativa do presidente Rodrigo Maia", afirmou Caiado.
Índio da Costa escreveu que o DEM iria expulsar Arruda por rito comum, dando prazo de defesa a Arruda. "Concluída reunião. Tese do deputado Onyx Lorenzoni venceu. Deputado José Carlos Machado será relator", escreveu ele. "O senador Heráclito Fortes defendeu a expulsão por rito comum, com direito a defesa. Deputado e ex-líder Onyx Lorenzoni era paretidária da mesma idéia.
Outro lado
Em nota assinada, Arruda disse ontem que apresentará provas "irrefutáveis" de sua inocência. Ele critica Durval Barbosa - que gravou supostos flagrantes do esquema em troca de redução de pena após acordo de delação premiada.
Na nota, ele se diz ainda que está sendo "vítima de um complô urdido por um homem que tem mais de 30 processos por corrupção, todos nos governos anteriores, nenhum em seu governo, com a ajuda de adversários políticos, e que, para se livrar da lama, jogou lama em todas as direções".
O governador do DF nega ainda que tenha feito ameaças de retaliação contra integrantes do DEM para pressionar o partido a mantê-lo na legenda. Segundo ele, a reunião "transcorreu em um clima de elegância e respeito mútuo, sem nenhum tipo de pressão". "O que o governador do DF pediu foi que o partido desse a ele amplo direito de defesa, respeitando os prazos estatutários", afirma a nota.
Por fim, afirma que respeitará a decisão que for tomada pela Executiva Nacional do DEM. "O governador José Roberto Arruda confia na decisão serena do partido, e a respeitará, seja ela qual for."
Estou curiosíssimo para ler ou ouvir a defesa de Arruda. Ele é um sujeito preparado, inteligente, e pode até convencer como convenceu naquela oportunidade em que esteve envolvido na quebra do sigilo do painel eletrônico do Senado. Naquela ocasião ele renunciou para não ser caçado.
Os primeiros efeitos do escândalo começam a aparecer. Ontem o presidente da Câmara Legislativa do DF, Leonardo Prudente (DEM), decidiu se afastar por 60 dias do cargo. Prudente apareceu em vídeos do escândalo do mensalão do DEM de Brasília, que iniciou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No final desse escândalo só quero ver quem vai pagar e como vai pagar todo prejuízo moral e financeiro causado à sociedade.

Nenhum comentário: