terça-feira, outubro 20, 2009

O QUE É R$80 MILHÕES PARA UMA ESTRADA QUE VAI RENDER BILHÕES

Estava lendo os jornais de Erechim, edições do fim de semana, e li o noticiário sobre uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores sobre a pavimentação de 68,5 quilômetros da BR 153, entre os municípios de Erechim e Passo Fundo, que há anos, ou seja, desde que seu traçado foi aprovado, feitas obras de arte e encascalhada para posteriormente ser asfaltada, nunca mais recebeu atenção do governo. Aliás, é o único trecho da BR que liga Marabá, no Pará, com Aceguá no nosso Estado.
Lembro perfeitamente a luta regional ao tempo do prefeito Dr. Eduardo Pinto com o apoio das classes empresariais, políticas e clubes de serviço para ligar Erechim com o Norte do país, como é hoje pela ponte sobre o Rio Uruguai, passando por Concórdia-SC seguindo pelo Paraná, Minas Gerais, Goiás, Brasília e se vai.
Quantas reuniões, viagens à Brasília! Só faltaram esses 68,5 quilômetros.
Não faz muito tempo a AMAU – Associação dos Municípios do Alto Uruguai – iniciou um movimento objetivando concluir esse trecho de vital importância para o desenvolvimento de mais de uma dezena de municípios, cujos reflexos começam a aparecer.
Nesta reunião, além do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Maia, presidente da Assembléia Legislativa, Ivar Pavan, deputado federal Paulo Pimenta e os estaduais Sossela e Pietróski, também se fizeram presentes, o prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp e diretor de Infraestrutura do Denit, engenheiro Hideraldo Caron.
O primeiro passo importante foi dado. O que se espera é que não se repita o que aconteceu com a ex-BR 480, depois transformada em RS, que levou mais de 20 anos para ser concluída, ligando Erechim com Goio-En e Chapecó no Sudoeste de Santa Catarina.
O que é um investimento de R$ 80 milhões para uma estrada que dará um retorno de bilhões de reais para o governo? Nada.
As declarações do representante do Denit assinalando que se tudo acontecer dentro do previsto seja possível que em novembro do próximo ano seja lançado o edital para a licitação da obra, deixou todos entusiasmados. Mas só entusiasmo não é o suficiente.
O noticiário ainda acrescenta que o deputado federal Paulo Pimenta (PT) idealizador da audiência pública, garantiu que a pavimentação da BR153 passa a ser prioridade da Bancada Federal.
Essa eu quero ver.
O importante é que AMAU, políticos e empresários da região se mantenham mobilizados para garantir os recursos federais a serem aplicados na importante obra.
Existe outro fato relevante que deve ser levado em consideração, o ano eleitoral. Portanto, a região não deve esquecer-se daqueles que prometem e depois não cumprem.
Um governo que tem dinheiro para promover os Jogos Olímpicos, certamente também possui recursos para terminar uma rodovia que vai provocar maior desenvolvimento numa região celeira do Norte do Rio Grande do Sul.

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