sexta-feira, outubro 02, 2009

FIM DE SEMANA

Hoje é sábado e mais um fim de semana. Felizmente sem chuva, com sol, verdadeiro dia de primavera.
Os assuntos da semana foram os mais variados, alguns agradáveis, outros não tão aprazíveis, mas, enfim, foi mais uma semana que passou.
Em termos de Brasil, assistimos com certo desprazer a aprovação folgada do advogado do PT, José Antonio Toffoli para o lugar que pertencia ao ministro Menezes Direito, no Superior Tribunal Federal (STF). Um jovem ainda, com uma carreira brilhante, mas muito criticada especialmente por oposicionistas no Congresso.
Como estamos a pouco mais de um ano das eleições, os políticos (como os pássaros) começam a se acasalar, ou seja, procurar os seus ninhos e outros até mudar de ninho. É o caso do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Ele deixa o PMDB e migra para o PT, mesmo em meio à crise de Honduras.
O comandante do Banco Central, Henrique Meirelles, filia-se ao PMDB, mas ainda não decidiu será ou não candidato. Claro que será!
Outro assunto que esquentou os noticiários foi o uso de diárias pelos deputados da Assembléia Legislativa que rendeu vários debates, mas vai continuar tudo como está. Apenas poderá mudar a forma de prestação de contas.
A CPI da Corrupção até ontem não conseguiu ouvir nenhuma testemunha ou informante dos aludidos escândalos no governo do Estado.
A Comissão de Impeachment que examina a situação de improbidade da governadora Yeda Crusius, de acordo com o presidente, deputado Pedro Westphalen, não fará reuniões e muito menos solicitará depoimentos.
Para fechar este bloco de informações na área política, continuou na sexta-feira a greve parcial dos bancários. Aliás, um movimento que está recebendo a repulsa da sociedade que não tem nada a ver com o salário dos que ficam tomando chimarrão nas portas dos bancos, e estão pagando a conta.

Para encerrar a semana, pelo menos uma notícia boa.
Recebo do amigo Antonio Grzybovski, que como eu é erechinense, a participação de um evento que vai homenagear pessoas e organizações, denominado “Erechim é Você!”.
Conversamos por telefone e ele explicou-me o significado da homenagem.
Foram escolhidas 50 pessoas e entidades e/ou organizações que ao longo do tempo sempre estiveram comprometidas com o progresso e desenvolvimento do município. Elas serão homenageadas com o troféu “Maestro Elirio Toldo”, cuja parte de sua vida, embora não sendo filho nato de Erechim, aqui chegou com seus pais, criança ainda, (era natural de Flores de Cunha) e ajudou a cidade crescer. Era honrosamente um sapateiro, que mais tarde tornou-se um grande comerciante tendo desempenhado várias atividades comunitárias, entre elas no campo da cultura. Toldo foi fundador da Banda Sinfônica Erechinense, além de diversos corais e bandas, onde atuou como regente e músico. Faleceu em 04 de outubro de 2008, aos 78 anos.
Os homenageados e convidados especiais do evento serão recepcionados com um jantar no Clube do Comércio. A noite terá enfoque na frase “Erechim, é você!”, e os motivos de cada homenagem serão destacados diante da seleta platéia.
A organização do evento é do jornalista Antonio Grzybovski, companheiro de jornada aqui na Assembléia Legislativa e está prevista para meados do mês de novembro.
Vou fazer todo o empenho para estar presente, afinal, já estou com saudades da minha terra.

Nenhum comentário: