sábado, outubro 10, 2009

GOVERNO VOLTA ATRÁS

Ontem li uma entrevista do ministro Guido Mantega, da Fazenda, dizendo que poderá haver atraso no pagamento das restituições do Imposto de Renda, tendo em vista a fraca arrecadação.
A entrevista do ministro causou repercussão imediata principalmente na bancada oposicionista. O PSDB, por exemplo, pretende pedir explicações formais ao ministro e ao secretário da Receita Federal sobre a decisão de atrasar o pagamento da restituição do IR. O líder Arthur Virgilio, prometeu na próxima semana apresentar requerimento para que os dois prestem depoimento na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado a respeito dessa notícia que poderá ocorrer retardamento na devolução do imposto pago a mais.
“Um governo quando é responsável, adapta a estrutura de gastos a sua receita”, afirmou o senador do PSDB.
É isso mesmo.
Por outro lado, a medida se for realmente adotada, pode ser um sinal de que a fonte está secando. Estava na cara que um dia iria faltar dinheiro. É muita esbanjação, nunca se viu igual. Sua excelência, em primeiro lugar inchou a máquina com a nomeação de milhares de funcionários. O Senado, presidido pela iminência parda José Sarney, efetivou centenas de funcionários sem concurso; some-se o gasto para sustentar esse pessoal todo. Vai longe.
Quem é o prejudicado?
O contribuinte!
Só falta o ministro da Previdência dizer que vai atrasar os salários dos aposentados.
Por falar em aposentados, e o projeto do senador Paim? Os velhinhos da previdência podem esperar sua aprovação, ou vai ficar para a próxima encarnação.
Agora saiu a notícia de que o governo pressionado pela soiedade estuda a reversão da medida por meio da ampliuação dos dois últimos lotes de restituição deste ano – novembro e dezembro.
A exceção fica para quem for retido na malha fina por conta de algum problema na declaração.

Estou indo para Caxias do Sul, numa representação parlamentar para participar de uma reunião com motoristas e Clube de PX.
PX é um sistema de rádio comunicação muito usado pelos caminhoneiros para se comunicar durante as viagens e até com familiares.
No final da outra semana estarei em Sananduva para uma palestra na Casa da Cultura, dirigida aos caminhoneiros. A iniciativa é da Rádio Sananduva com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Associação dos Motoristas local.
O tema a ser abordado será: A falta de segurança nas estradas, roubo e furto de cargas e o uso de drogas pelos motoristas.
Um bom fim de semana a todos.

Nenhum comentário: