segunda-feira, maio 16, 2011

DUO DE PIANO NÔMADE
O Círcolo Vicentini nel Mondo de Erechim, criado por um grupo de vicentinos, unidos pelo amor às tradições de raízes de seus antepassados que este ano completa oito anos de fundação, trouxe a nossa cidade o Duo de Piano Nômade para uma apresentação no 25 de Julho na última sexta-feira.
Diante de uma seleta platéia de repente o piano começa a cantar como uma harpa, chorando como uma velha canção gaélica, rindo como uma gaita de foles, para funcionar como um tambor Africano, a dançar como uma guitarra de flamenco, a alegrar-se como um banjo, balançando como o swing de um trompete de jazz, Tudo isto aconteceu durante a apresentação. Foi o que me disseram os que assistiram o espetáculo.
Recebi um gentil convite do engenheiro Redênzio Zordam para conhecer o inventor do piano Celtic, compositor gaélico, Antoni O' Breskey e Anthony Booster Bools – violino e na hora “H” surgiu um imprevisto e perdi o grande espetáculo.
Antoni O’ Breskey compositor, virtuoso pianista, nasceu em Firenza, Itália, em 1950. É diplomado pelo Conservatório Luigi Cherubini de sua cidade natal. O destacado músico contribuiu para a criação de um novo conceito de música sinfônica, inserindo o som do piano forte merecendo o reconhecimento da crítica especializada. Particularmente o pianista italiano foi quem introduziu na música irlandesa e no flamengo a tromba na música céltica, criando a fusão entre o jazz e a música de matriz árabe e andaluza.
O concertista italiano tem se exibido com grande sucesso e prestígio em teatros do mundo inteiro como Mercat de Flores, de Barcelona; Teatro da Ópera Arriaga, de Bilbao; Teatro Voictoria Eugênia, de San Sebastian;Teatro Romano, de Verona; Festival de Lugano no Teatro Puccini de Fiorenzi e outros.
Parabéns ao Círcolo Vicentini nel Mondo, de Erechim que proporcionou à sociedade local um grande espetáculo.

POLÍTICA DÁ DINHEIRO
A Folha de São Paulo noticia que Antônio Palocci multiplicou seu patrimônio pessoal por 20 em apenas quatro anos.
De acordo com o jornal, Palocci comprou um apartamento de luxo na capital paulista em novembro de 2010 por 6,6 milhões de reais. No ano anterior, o ministro já havia adquirido um escritório em São Paulo por 882 mil reais. O valor dessas aquisições, quase 7,5 milhões de reais, é 20 vezes maior que o patrimônio declarado pelo petista nas eleições de 2006.
A evolução do patrimônio do ministro aconteceu durante o período em que ele esteve na Câmara dos Deputados. Em 2006, época em que Palocci se elegeu deputado federal, seu patrimônio declarado era de 375 mil reais. Este valor correspondia a uma casa em Ribeirão Preto, um terreno e três carros. Nos quatro anos em que exerceu mandato de deputado, Palocci recebeu 974 mil reais brutos em salário. A quantia é insuficiente para pagar os imóveis adquiridos.
Esse é o “milagre brasileiro” que os políticos costumam ter. Enquanto alguns multiplicam o seu patrimônio em 20 (isso passa de uma progressão geométrica), continuamos sem recursos para a saúde, educação e demais setores importantes.

SANCIONA OU NÃO
A lei que pretende retirar estrangeirismos do vocabulário gaúcho pode não sair do papel. O governador Tarso Genro deve se manifestar oficialmente até quarta-feira, 18, mas nos bastidores, é forte a pressão para que o Piratini vete o projeto aprovado na segunda quinzena de abril pela Assembleia Legislativa.
De autoria do deputado Raul Carrion (PCdoB), a proposta visa a proteger o idioma português de estrangeirismos considerados "desnecessários" pelo parlamentar. Pelo projeto, haveria a supressão de expressões já consagradas. Elas não seriam proibidas, mas precisariam ser acompanhadas de tradução quando empregadas em ambientes públicos. Caso seja sancionado, shopping, por exemplo, seria traduzido para centro de compras. Site receberia o nome de sítio.

MENSAGEM DE OTIMISMO
“A virtude do homem deve ser avaliada não pelo que ele faz de extraordinário, mas pelo que ele faz de comum”.
Pascal

Nenhum comentário: