quinta-feira, março 03, 2011

TUDO É CARNAVAL

Começa hoje em todas as cidades, ruas e clubes do país o Reinado de Momo. Serão quatro dias e noites terminando na quarta-feira de cinzas. O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. De origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras, água, ovos e farinha, a festa acabou sendo adotada em vários países do mundo, inclusive no Brasil que aperfeiçoou a festa, elegendo a cidade do Rio de Janeiro como a capital do nosso Carnaval. É um período onde o brasileiro extravasa o seu egotismo e esquece um pouco as dificuldades da vida.
Segundo a história, o entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos corsos começaram a aparecer no Brasil pelo final do século XIX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Depois, a festa foi crescendo e tornando-se cada vez mais popular. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar, hoje Estácio de Sá. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva.
Como estamos vivendo o período de carnaval, é interessante lembrar um pouco o carnaval em Erechim. Na década de 60 os clubes rivais Ypiranga e Atlântico, que além do futebol, também nesta época promoviam uma verdadeira “guerra”, no bom sentido, para cada qual se sair melhor nos seus bailes e blocos carnavalescos, surgiu pela primeira vez o carnaval de rua.
O Clube do Comércio era mais conservador. E havia também o concurso para escolha da Rainha do Carnaval, uma tradicional promoção da Rádio Erechim através do decano radialista, Euclides Tramontini. A primeira rainha eleita foi Carmem Danese, do CER Atântico. O Carnaval de Rua, da Rádio Difusão, com a colaboração do Edmundo Palhano Sobrinho (Panela) e escola de samba Bambas da Orgia, do Clube 13 de Maio, foi outro acontecimento marcante na história do nosso carnaval. As Casas Alegreti era a grande patrocinadora dos nossos carnavais.
Hoje, a festa de Momo está restrita mais aos salões dos clubes locais. Bons tempos aqueles quando o carnaval era uma verdadeira festa de alegria com confeti, serpentina e lança perfume.

Nenhum comentário: