quarta-feira, março 16, 2011

O PUM...PUM DOS AMALUCADOS MOTORISTAS
Estive caminhando no fim de semana pela Av. Maurício Cardoso onde, à tarde, as pessoas ocupam os bancos dos largos canteiros e curtem um bom papo ao sabor do gostoso chimarrão. Duas observações incômodas durante o passeio: primeira, o “futing” dos automóveis pra cima e pra baixo da avenida, com o som de seus aparelhos ouvindo-se apenas um pum... pum... pum... a um volume irritável, arrufadiço, por vezes atrevido, próprio de quem tem prazer amalucado em fazer barulho e não deixar ninguém sossegado. Legítimos aborígines que preferem o pum... pum... dos possantes alto falantes, do que a música, que delícia os ouvidos e faz bem a alma e aos sentimentos.
Não raro, também à noite, pela madrugada nos fins de semana, principalmente, o mesmo som abusivo, na medida em que o silêncio projeta ainda mais o desprezível barulho do pum...pum...
A segunda observação é o estado do passeio nos canteiros centrais da Maurício Cardoso, cujas pequenas pedras formam saliências, quase quebra molas, pelo crescimento das raízes das frondosas árvores, colocando em risco de queda os transeuntes.
O setor da prefeitura que zela os jardins bem que poderia melhorar o passeio dos canteiros centrais. A própria prefeitura poderia manter uma equipe de calceteiros para realizar essa tarefa. E não é só na Maurício, na Sete de Setembro também.

Ultimamente tem se falado muito sobre trânsito em Erechim. Até audiência pública foi promovida para discutir as mudanças realizadas pela administração no intuito de melhorar, com maior segurança, o tráfego de veículos pelo centro da cidade.
Mas, os nossos motoristas têm muito que aprender ainda! São, na sua grande maioria, muito mal educados. O pedestre por sua vez também não colabora, não faz uso de uma convenção que deve ser hábito sempre que atravessar uma rua onde exista faixa de segurança. Estou falando no sinal de estender o braço para que o condutor do veículo observe que o transeunte tem a preferência, vai passar e o veículo tem de parar.
Percorro a Av. Maurício Cardoso diariamente e não vejo ninguém estender o braço nas faixas de segurança.
Por oportuno vale indagar: quando a administração “onde todos têm oportunidade” vai trocar os semáforos por mais modernos e inteligentes?
Erechim é a única cidade no mundo onde só há sinal visual (semáforo) para veículos. O do pedestre está sempre no vermelho.

Um cidadão me manda uma queixa contra a falta de cuidado dos condutores ao trafegam pela Santo Dal Bosco, no Bairro das Três Vendas, na frente da Escola Dom, onde há uma faixa para pedestre. Ontem pela manhã duas crianças quase foram atropeladas naquele local por uma carreta que desenvolvia velocidade acima do normal e não parou para dar preferência aos estudantes.
Quando motoristas abusados procedem dessa forma fica difícil educarmos ás pessoas para um trânsito mais humano e seguro.

Nenhum comentário: