sexta-feira, março 18, 2011

QUEIMEI A CUCA
É verdade. Queimei a cuca para recordar o ano da realização do primeiro circuito automobilístico “Cidade de Erechim” e consegui lembrar depois de gastar muito fosfato. Foi no dia 7 de setembro de 1952. Naquele tempo a cidade de Erechim denominava-se Capital do Trigo, por ser apontado como o município que mais produzia trigo no Brasil. Era um dia bonito de primavera. Muito quente. A população concentrava-se na frente da Prefeitura, local da largada.
Disputavam o título verdadeiros azes do volante da época. Um dos carros lembro ainda, era da marca Vanguard, dirigido pelo volante Luciano Reichmann e ao seu lado figurava como ajudante co-piloto, Joaquim Reichmann Filho. O carro impressionou logo na largada, perfazendo a volta pela cidade em tempo recorde, até a primeira curva da Praça da Bandeira.
No segundo lugar largou o Dr. Olimpio Zanin, também com seu Vanguard, tendo como co-piloto Ernesto Fiebig. E assim, a cada cinco minutos um carro recebia a ordem de largada. Pela ordem, foram seguindo Eduir Faggion, com seu Borgward B-1250, auxiliado pelo jovem Schneider; Jandir Cechet, com um Citroen que fundiu o motor antes de chegar a Vila Áurea; depois Dr. Flory Lamaison Rosa, com o automóvel Triunf, tendo como auxiliar, Diogo Rossini; Luiz Otero dirigia um Mercedes Benz, a diesel, auxiliado por Tedesco; Moisés Zaltzmann, com um Vanguard;  Levino Tagliari, consagrado piloto erechinense, com seu Hansa Borgward-1500; Aquilino Dal Bosco, com Austin e, finalmente José Fasolo, dirigindo um Vanguard, tendo como ajudante o jovem Galli.
Houve, ainda, a participação dos carros dirigidos por Miguel Nunhoffer e Estácio Groch.
Foi vencedor da prova o piloto do carro n°. 20, Levino Tagliari que teve em sua equipe Américo Ricardi.
O percurso de 74 quilômetros entre Erechim-Vila Áurea e foi feito pelo vencedor Levino Tagliari em 1 hora 3 minutos e 55 segundos e 3 quintos. Eduir Faggion chegou em segundo lugar. Em terceiro Olympio Zanin, em quarto Jandir Cechet, cehagando após Flory Rosa.
Eu era adolescente quando esta prova se realizou, e lembro como fosse hoje. A Av. Maurício Cardoso ficou lotada pela população que pela primeira vez assistiu uma corrida de automóvel. Depois se sucederam outras provas com grande êxito e Levino Tagliari era o nosso Ayrton Senna na época.
Vieram disputar prova em Erechim mais tarde, Pedro Caneiro Pereira, grande narrador esportivo da Rádio Guaíba, Aido Finardi e tantos outros. São fatos que o tempo não apaga.

Para fechar a semana, o Ministério Público e a Câmara de Vereadores solicitaram informações ao prefeito Paulo Polis, sobre os contratos “viciados” que deram origem a possíveis fraudes, lesando o erário público na questão das lombadas eletrônicas. Em Porto Alegre, o MP também solicitou a prisão preventiva  do ex-coordenador do Daer Paulo Aguiar. Ele já era reincidente por crimes licitatórios e de peculato por favorecer a Engebrás em contrato de locação de controladores de velocidade. O prejuízo aos cofres públicos, segundo o promotor responsável pelo caso, teria sido de R$ 13 milhões.

Nenhum comentário: